Notícias

27 de janeiro de 2020

Citricultura alavanca empregos em 2019

Compartilhe nas redes sociais::

Sarita, cinegrafia e jornalista estão no campo, em um pomar de laranja, gravando entrevista
O aumento na exportação de suco de laranja, bem como na produção da fruta, alavancou a geração de empregos em 2019 em todo o País. Segundo dados do Caged, o município de Monte Azul Paulista, onde o Grupo Junqueira Rodas possui unidades produtivas de laranja, foi um dos que se destacou no setor.

Em 2019 a citricultura gerou um total de 48.196 admissões, o que representa 26,17% das vagas geradas no Estado de São Paulo (184,1 mil) e 7,48% do total brasileiro (644 mil). Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) da Secretaria do Trabalho, vinculada ao Ministério da Economia, e mostram um crescimento de 9,46% em relação a 2018, quando foram geradas 44.031 admissões na citricultura.

Os municípios campeões em geração de empregos foram Bebedouro (6.545), Mogi Guaçu (6.034), Botucatu (5.793), Colômbia (5.240) e Santa Cruz do Rio Pardo (4.582), sendo que todos os municípios estão localizados no Estado de São Paulo. De acordo com o diretor-executivo da CitrusBR, Ibiapaba Netto, o Triângulo Mineiro é responsável por apenas mil destas novas vagas de emprego. “A citricultura é uma boa representação da importância do agronegócio paulista para a geração de renda e desenvolvimento. Mais que um emprego, se trata de um bom emprego, com todas as proteções legais e em regiões carentes de oportunidades”, afirmou ele.

O balanço positivo chamou a atenção da EPTV de Ribeirão Preto, afiliada da Rede Globo, que esteve nesta segunda-feira, dia 27 de janeiro, na fazenda Campo Alegre, conversando com nosso time. Uma das entrevistas foi a CEO da empresa, Sarita Junqueira Rodas.

A matéria completa? Só ficar de olho na programação da emissora – vai ao ar na primeira edição, ao meio-dia.