Notícias

02 de abril de 2019

Dia de Campo Tabapuã reúne pecuaristas e especialistas de 14 países no interior de São Paulo

Compartilhe nas redes sociais::

Cerca de 250 pecuaristas, zootecnistas, produtores rurais e veterinários de 14 países, entres eles Brasil, Estados Unidos, Austrália e México, participaram nesta semana do Dia de Campo Tabapuã, realizado na Fazenda Água Milagrosa, pertencente ao Grupo Junqueira Rodas. A ação integrou a programação da segunda edição do International Beef Symposium (2º Simpósio Internacional de Carne), um dos mais importantes eventos pecuários do calendário mundial.

Com início em 31/03, em Ribeirão Preto, o simpósio, promovido pela Bayer, em parceria com a Scot Consultoria, reuniu produtores e pecuaristas do mundo todo para conhecer as novidades do mercado de carne bovina, sanidade animal, manejo e perspectivas do setor. Na Água Milagrosa, o grupo pode vivenciar na prática como é o berço de uma raça, origem e desenvolvimento, principais características, produção e tratamento.

O evento contou com abertura feita pela CEO do Grupo Junqueira Rodas, Sarita Junqueira Rodas, e palestra técnica com o zootecnista e gerente de pecuária da Água Milagrosa, Paulo Henrique Camargo, que falou sobre as características e percentuais de produtividade da raça Tabapuã, a única zebu considerada genuinamente brasileira.

“Esse simpósio foi uma oportunidade perfeita para troca de experiências em que podemos demostrar nossa expertise na raça Tabapuã e também aprender sobre pecuária em outras partes do mundo, sem contar as novidades trazidas pela Bayer e Scot que nos propiciaram reforçar conhecimentos na área”, afirma a CEO, Sarita Junqueira Rodas.

Simpósio

Em sua segunda edição, o 2nd International Beef Symposium teve ainda palestras de profissionais renomados como Daniel Boer, diretor de proteínas, na América Latina, do McDonald’s, a mexicana Marcela Valadez Noriega, especialista em transporte e bem-estar animal e Pietro Baruselli, professor e especialista da USP em inseminação artificial, entre outros.

Divididos em grupos, os participantes puderam aprender, tanto na teoria como na prática, técnicas de manejo do gado como novidades em inseminação artificial de bovinos. Também foi demonstrado pela Sheep Embryo as últimas novidades em reprodução como a ultrassonografia doppler colorida, que foi demostrada em vacas da raça Tabapuã, durante o evento.

César Eduardo Aguirre Limón, gerente de compras da SuKarne, no México, foi um dos participantes que aprovaram o evento e se interessaram pelo gado da raça Tabapuã. “É uma raça que pode garantir alta produtividade ao pecuarista e que se adapta fácil em qualquer região”, afirmou.

Em outros painéis temáticos, também foram apresentadas novidades sobre controle de parasitologias, sustentabilidade, inovação digital e bem-estar animal. Umas das vivências realizadas foi a visita ao interior de um caminhão utilizado para transporte de animais, a fim de propiciar a experiência de como se sente o gado durante o transporte. A prática, promovida pela Bayer, visava conscientizar produtores sobre a importância do bem-estar animal relacionado à produtividade no campo.

Para Gilberto Camargo, gerente de Gado de Corte para América Latina da Bayer, o evento serviu para demonstrar a especialistas do mundo todo o alto padrão da pecuária brasileira.

“Estar no berço de uma das raças zebuínas mais importantes de gado de corte, que é o Tabapuã, nos permitiu mostrar aos maiores especialistas de todo o mundo o alto nível tecnológico da produção brasileira. Para nós, da Bayer, é um prazer ter o Grupo Junqueira Rodas como um grande parceiro, pois compartilhamos de valores como o bem-estar animal e o foco em inovação. Tenho a certeza que todos saíram impressionados do nosso dia de campo e levarão muitos novos conhecimentos para seus países”, disse.

O rebanho Tabapuã, segundo dados da Associação Brasileira de Criadores de Zebu, a ABCZ, é um dos que mais cresceram na última década, mais de 50%. São mais de 420 mil animais registrados em todo o País e uma das raças mais rentáveis, garantindo ótima produtividade para os produtores.

Grupo Junqueira Rodas
Fundado em 1968, o Grupo Junqueira Rodas, é hoje considerado referência em produção de laranja de qualidade, cana-de-açúcar e criação de gado da raça Tabapuã. Nossas unidades estão distribuídas no Estado de São Paulo, nos municípios de Adolfo, Bebedouro, Colina, Guaraci, Monte Azul Paulista, Ubarana, Tabapuã, Santa Rita do Passa Quatro e uma no Mato Grosso do Sul, em Naviraí. Toda a irrigação de nossos pomares é baseada em princípios de sustentabilidade e tecnologia de última geração para economia de água e energia elétrica. Temos como valor a preservação do meio ambiente e a qualidade de nossos produtos. Por isso, mantemos um rígido controle de todas as substâncias usadas em nossas plantações, sempre focando na análise técnica de solo e folhas. Garantindo alimentos saudáveis e seguros!