Notícias

22 de janeiro de 2018

Mulheres já são 30% dos cargos de comando no campo

Compartilhe nas redes sociais::

Há cinco anos, elas estavam em apenas 10% das funções de administração, revela pesquisa da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA)

Pesquisa da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA), que antecede o Censo Agropecuário, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revela que um a cada três cargos de comando no campo é exercido por uma mulher. Hoje elas ocupam 30% das posições de gestão.

O levantamento, feito ao longo de 2017, contou com a participação de 2.090 agricultores e 717 pecuaristas de 15 Estados. Há cinco anos, em 2013, a participação feminina em cargos de chefia e administração era de 10%.

Uma dessas mulheres é a administradora rural, Sarita Junqueira Rodas, de Monte Azul Paulista (SP). Há dez anos, após a morte do pai, ela, na época com apenas 25 anos, se viu em meio a um dilema sobre quem ficaria à frente dos negócios. Eram três irmãs que, até então, não tinham experiência na área.

Empreendedora e ousada, Sarita não, pensou duas vezes – estudou, se especializou e hoje está à frente do Grupo Junqueira Rodas, que produz laranja, cana-de-açúcar e é detentor do berço da raça de gado Tabapuã, em cidade de nome homônimo, localizada no interior de São Paulo. Foi ainda a primeira mulher a compor o conselho do Fundecitrus, além de vice-presidente da ABCT, Associação dos Criadores da Raça Tabapuã.

“Buscar uma posição de alta gestão no agronegócio, sendo mulher, era uma coisa que assustava muito as pessoas, ainda mais se tratando de uma empresa que já estava em pleno funcionamento. Eu era formada em Direito, mas aceitei o desafio, fiz vários treinamentos, internos e externos, durante seis anos e comecei a trabalhar na empresa”, relembra.

Os esforços foram recompensados. Além de dobrar o patrimônio da empresa e produção – no ano passado, o grupo produziu 4,3 milhões de caixas de laranja, o que equivale a 340 milhões de copos de suco. Tem 450 funcionários sob sua gestão em 13 propriedades rurais espalhadas pelo Estado de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

A pesquisa, feita pela AMRA, revela ainda que uma em cada quatro mulheres no comando em propriedades rurais tem formação superior. Entre os homens, é um em cada cinco.

O levantamento também aponta que 81% das entrevistadas não exercem outra atividade. Em 2013, 43% delas tinham sua única residência no campo; agora são 56%. Cinco anos atrás, 30% delas diziam ter duas casas, uma na cidade e outra no campo. Agora, apenas 19% têm.

Sobre o Grupo Junqueira Rodas
Fundado em 1968, o Grupo Junqueira Rodas, um dos maiores do agronegócio brasileiro, é produtor de laranja, cana-de-açúcar e gado Tabapuã. As operações são distribuídas em 13.271 hectares divididos em 12 propriedades no estado de São Paulo e uma no Mato Grosso do Sul. Em quatro anos, foram investidos mais de R$ 123 milhões nas culturas e no gado, dobrando o faturamento anual nesse período.

A laranja é o principal produto da empresa, comercializada in natura para produção de suco. São 2.087.670 árvores plantadas em 4269 hectares; a safra recorde é de 4.300.000 caixas, registrada no ciclo 2017/2018. A produção de cana-de-açúcar chegou a 225.000 toneladas na última safra. Os canaviais estão em 3.837 hectares do Grupo. A Fazenda Água Milagrosa, localizada na cidade de Tabapuã, comporta as 1.300 cabeças de gado Tabapuã. A raça genuinamente brasileira é utilizada para fertilização e melhoramento genético.