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22 de novembro de 2019
Secretaria de Agricultura e Abastecimento cria Câmara Setorial de Sucos e Bebidas
A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo realizou nesta sexta-feira, dia 22/11, a primeira reunião da Câmara Setorial de Sucos e Bebidas, com o objetivo de estabelecer um canal de comunicação com os entes da cadeia produtiva de sucos naturais. Integram o grupo representantes de entidades ligadas ao agro e empresas do setor, como o Grupo Junqueira Rodas, representado pela CEO da empresa, Sarita Junqueira Rodas.
A criação da Câmara Setorial de Sucos e Bebidas atende a uma necessidade de melhor entender as particularidades deste segmento de grande importância para a balança comercial paulista. Somente a laranja para indústria ocupa a terceira posição entre os principais produtos no Estado de São Paulo, representando 6,6% do Valor da Produção Agropecuária Paulista, de acordo com dados do Instituto de Economia Agrícola (IEA), atrás apenas da cana-de-açúcar, que representa 37%, e da carne, com 11% do montante arrecadado no Estado.
“Com o auxílio das empresas, queremos propor um desenho novo das Câmaras Setoriais, para que vocês consigam ocupar a posição natural das indústrias no Estado de forma permanente, propondo regras e normativas que ajudem o setor. Assim, nas Câmaras Setoriais mais estruturadas, como é o caso desta, queremos promover um ajuste fino para equalizar e tornar a cadeia ainda mais competitiva”, afirmou Kassaoka.
Para Ibiapaba Netto, diretor-executivo da CitrusBR, o mercado interno brasileiro de bebidas tem um grande potencial, com 75% do consumo de suco de laranja concentrado na praça paulista. “A Câmara Setorial deve ser orientada para o consumo e toda a regulamentação que envolve esse processo. Deve servir como um instrumento de indução de políticas públicas”, afirmou. “Precisamos saber quais são os mecanismos, dentro da Secretaria, para incentivar esse consumo, passando por uma série de questões como a educação. O papel do suco na nutrição dos cidadãos passa pelo Estado”, disse.
“Faz muito sentido qualquer iniciativa de educação ou incentivo de consumo do suco de verdade, por meio de rotulagem é o ponto que mais vale. Nesse ponto, a Câmara poderá discutir de forma muito mais eficaz o que o setor está vivendo. É a oportunidade de pessoas efetivas no segmento serem ouvidas e a discussão ser levada à frente”, observou Sarita Rodas, do Grupo Junqueira Rodas.